Vendas

Cinco dicas para melhorar seu modelo de vendas

Aumento de Vendas
Escrito por PRG BRASIL

O mercado muda mais rápido do que nunca e Vendas é uma área que acompanha de perto estas mudanças. Novos concorrentes aparecem, produtos parecidos com os seus são postos à venda. Às vezes, é o mesmo produto, mas com um modelo de negócio diferente. Por exemplo: o Uber é um táxi, só que não…

Por isso você pode perder clientes se o seu modelo de vendas não estiver ajustado a esta nova realidade, mesmo fazendo muito bem o que sempre fez. Esse é o ponto: o que dava certo há alguns anos pode não ser mais o suficiente agora.

O momento não é de tentativa e erro. Você precisa ser certeiro em seu modelo de vendas e decidir rápido o que fazer para melhorar seus resultados.

Veja a seguir cinco dicas para repensar seu modelo de vendas e trazer resultados rapidamente.

1. Entenda o cliente

Mais do que entender o seu produto e saber o que ele oferece, é preciso conhecer e entender o cliente.

Saber o que ele precisa, por que precisa e como se comunicar com ele, é a base para um processo de vendas personalizado e assertivo.

Se você não souber para quem pretende vender, vai ser impossível estimular seus vendedores a criarem conexões de valor com esses clientes.

Por isso, conheça muito bem quem é seu cliente hoje. A partir desse conhecimento, focalize  seu público-alvo e defina a melhor forma de convencê-lo a comprar.

2. Crie uma proposta de valor

É muito comum pensar simplesmente em dar descontos para aumentar vendas. Acontece que mexer na precificação pode apenas reduzir a margem do negócio e comprometer mais os resultados.

Em vez de baixar preços, procure criar uma proposta de valor para seus clientes. Mostre a qualidade de seus produtos e benefícios que não são encontrados em outro lugar. Com o conhecimento do cliente, é possível até argumentar sobre temas que mais fazem sentido para cada cliente.

Com isso, mesmo sem ter o menor preço, seus clientes ainda vão preferir adquirir da sua empresa porque enxergarão mais vantagens no total.

3. Amplie o mercado

Outra forma de aumentar suas vendas e o lucro da empresa é ampliar seu mercado. Isso pode ser feito tanto de maneira física, como ao abrir uma nova unidade em outro local, como também por adentrar em um novo nicho de mercado, como ao oferecer um produto para um público-alvo mais amplo.

Essa decisão, entretanto, exige planejamento e investimento. Por isso é fundamental que a empresa tenha a robustez necessária para fazer essa ampliação. Quanto mais conhecer seu cliente (Dica 1), mais assertivo será seu investimento.

4. Qualifique vendedores

Seus vendedores são fundamentais para o aumento das vendas. Se a atuação deles estiver incorreta, eles perdem chances de vendas e a taxa de conversão cairá em vez de aumentar. .

Por isso, estabeleça processos e padrões de vendas que sejam otimizados para seu produto, seus objetivos e seu público. Invista também em garantir que os vendedores estejam sempre em busca de melhorar a sua atuação, pois tudo isso irá se refletir em um aumento de vendas.

Em nossos clientes, definimos ‘planos personalizados’ de contas, pelos quais cada vendedor cria um plano de atuação sob medida para atender sua carteira de clientes.

5. Estimule a fidelização

Um cliente fiel é aquele que já comprou anteriormente na sua empresa e que continua a fazer aquisições periodicamente. Além de oferecer uma base sólida de faturamento, os clientes fiéis também tendem a consumir mais e custam menos para a empresa já que você não tem mais nenhum custo de aquisição com eles.

Com isso, ao estimular a fidelização, você aumenta a lucratividade porque diminui os custos e aumenta as vendas alavancando um relacionamento existente com o cliente.

Como vemos, para aumentar as vendas e trazer mais lucro para sua empresa tudo começa por entender adequadamente o cliente. A partir daí é possível criar uma proposta de valor mais dirigida e ampliar o mercado. Com vendedores e processos de vendas qualificados e estímulos à fidelização você verá que os números da sua empresa começarão a subir como consequência natural

Clique aqui para conhecer as soluções de negócios da PRG BRASIL

Sobre o autor

PRG BRASIL

A PRG BRASIL é uma consultoria com mais de 15 anos de experiência especializada em Gestão de Clientes com soluções de negócios em Vendas, Marketing e Experiência do Cliente.

Conheça nossas soluções em: www.prgbrasil.com

Deixar comentário.

Share This